Treinamento de força e saúde


Durante muitos anos acreditou-se que certas características físicas, como a força muscular ou a resistência cardiorrespiratória, estivessem associadas à boa saúde e à longevidade. Sempre se observou que as pessoas que se mantinham em atividade ao longo da vida eram mais independentes e viviam por mais tempo. O treinamento de força (TF) — que inclui o uso regular de pesos livres, máquinas, peso corporal e outras formas de equipamento para melhorar a força, potência e resistência muscular — tornou-se uma forma popular de exercício físico nas últimas décadas.

Benefícios para a saúde
O treinamento de força proporciona diversos benefícios que influenciam diretamente na saúde:
  • Melhora a saúde cardiovascular (reduz valores da pressão arterial de repouso, particularmente em indivíduos hipertensos; decréscimo na resposta da frequência cardíaca em repouso; melhora na tolerância a glicose);
  • Proporciona modificações na composição corporal, mantendo ou aumentando a massa magra;
  • Atua como coadjuvante sobre a redução da ansiedade e depressão, contribuindo para o bem-estar psicológico;
  • Aumenta a força, potência e resistência muscular, resultando em uma maior capacidade de desempenho nas atividades da vida diária e reduz as demandas nos sistemas musculoesquelético, cardiovascular e metabólico.

Em resumo, o treinamento mantêm a aptidão e outras medidas de desempenho que normalmente declinam com a idade. Saúde física, longevidade e o ritmo de envelhecimento estão associados com os hábitos diários de saúde e estilo de vida de cada um. Além disso, um corpo saudável é um importante auxílio para uma boa saúde mental.

Os indivíduos ativos parecem ser mais capazes de enfrentar os problemas da vida. Essas pessoas vigorosas compartilham várias características: uma sensação de estar no controle, de envolvimento e propósito, e a flexibilidade para adaptar-se a desafios e oportunidades.

Exercício físico e o metabolismo de gordura 
Comer em demasia proporciona ganho de peso em forma de gordura armazenada. Gordura excessiva é um risco de saúde para doença cardíaca, hipertensão, diabetes e algumas formas de câncer. O exercício físico é a forma comprovada de oxidar gordura do armazenamento de tecido adiposo e transformá- la em energia para os músculos esqueléticos. Nesse sentido o exercício regular evita a perda de proteína do músculo, contribuindo ainda, para o processo de construção muscular e aumentando a capacidade do organismo de oxidar gordura adicional.

Matéria sugerida pelo professor Giuliano Gabriel Santos.

Compartilhe esta notícia